Desde dezembro passado, a tensão entre as “Coreias” tem se intensificado ainda mais. De lá para cá, as provocações são constantes. Quase 300 disparos já foram feitos pela Coreia do Norte muito próximo das ilhas Sul-Coreanas. As tropas americanas na fronteira, também fazem exercícios militares, o que gera mais tensão com o Norte. O clima é tenso e de guerra.
A Coreia do Sul que está em época de eleição, que vai acontecer no dia 10 de abril, teme uma intervenção do Norte, para atrapalhar o processo eleitoral. O líder ditador da Coreia do Norte já afirmou que a “unificação das Coreias já não é mais possível”. Ele ainda pediu mudança constitucional para identificar o vizinho do Sul como o “Estado hostil número um”. Também disse que o país vizinho tenta fomentar a mudança de regime para promover a unificação de forma “furtiva”.
Em resposta, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-Yeol, disse que as declarações eram uma “admissão de que o próprio regime norte-coreano é um grupo antinacional”. As falas de Kim Jong-Un vão na contramão da “Declaração Conjunta Norte-Sul”, de 2000. Na ocasião, os dois países se comprometeram a trabalhar para uma futura reunificação. Em 2018, voltaram a se reunir para reforçar o acordo e discutir a desnuclearização da Coreia do Norte. As tensões na península coreana seguem escalando nos últimos meses. Diante desse cenário de tensão, quem sofre mais é a população norte coreana, que está debaixo da autoridade de um ditador. Os problemas sociais na coreia são enormes, com muita fome, sofrimento e dor, enquanto o governo continua gastando com armamentos para o exército.
A Coreia do Norte precisa de você. Esse país precisa de intercessores. Precisa de irmãos e irmãs consagrados que dobrem seus joelhos em favor de uma solução de longo termo para essa cisão que já se arrasta por anos. Alguém já disse que a “intercessão é o abraço invisível daqueles que verdadeiramente se importam”.
Que Deus nos levante hoje mesmo como verdadeiros intercessores para abraçarmos nossos irmãos coreanos com nossas orações.