Nas últimas semanas a Coreia do Norte segue repetindo muitas provocações em direção à Coreia do Sul. Já faz alguns dias que o Norte envia balões de lixo para o Sul. Nessa semana foram cerca de 260 balões com sacos de lixo que incluíam baterias usadas, pontas de cigarro e fezes. A Coreia do Sul avisa que vai tomar medidas diante dessas provocações.
As autoridades de Seul os chamaram de “classe baixa” e o Ministério da Unificação da Coreia do Sul alertou que o governo tomaria contra-medidas se Pyongyang não parasse com as suas provocações “irracionais”.
A Coreia do Norte está “mais uma vez enviando balões que transportam destroços em direção ao Sul”, disse o Estado-Maior Conjunto em uma mensagem aos repórteres. Também aconselhou as pessoas a não tocarem nos balões caso os vissem e a avisarem as autoridades. As autoridades da cidade de Seul também enviaram um alerta aos moradores sobre um “objeto não identificado que se acredita serem folhetos de propaganda norte-coreanos”.
A Coreia do Norte, por sua vez, diz que estes “presentes sinceros” são uma retaliação aos balões que o Sul envia com propaganda contra o líder norte-coreano Kim Jong Un. Esses balões são geralmente lançados por ativistas sul-coreanos.
O ministro da Defesa sul-coreano, Shin Won-sik, disse que enviar balões com lixo é um “comportamento inimaginavelmente mesquinho” e que considera os balões enviados ao Norte por ativistas como “ajuda humanitária”.
Essas trocas de afrontas só pioram as relações entre os dois países, além de gerarem grandes transtornos na população. Os inocentes cidadãos das Coreias é que sofrem com essa situação.
Vamos continuar orando por uma solução de paz entre as Coreias e por um derrubada do governo ditador do Norte.
Por essa causa devemos dobrar nossos joelhos!
Equipe Projeto Abraão