Na Coreia do Norte os líderes são considerados “deuses”. Eles são a única coisa da Coreia do Norte e tudo é em função deles. São três:
- Kim II Sung (1912 – 1994): Ele é o George Washington, o Stalin, o Jesus e o Papai Noel misturados da Coreia do Norte. Ele é o eterno presidente de lá – Eterno porque a posição de presidente foi abolida para todo o sempre, sendo assim, ele será o presidente eterno da Coreia do Norte. Eles criaram toda uma mitologia em cima do homem. Existem cerca de 34.000 estátuas dele na Coreia do Norte. Tudo o que é possível leva o seu nome. Todos os adultos são obrigados a usar um boton com o rosto dele na roupa, todos os estudantes dedicam boa parte de seu tempo para decorar os seus discursos e aprender sobre suas conquistas e o maior feriado da nação é na data de seu aniversário. Eles até mudaram o calendário. Lá não é 2013, e sim o ano de 101 (faz 101 anos que ele nasceu). Os turistas são orientados a referir-se a ele apenas como “Presidente Kim II Sung”.
- Kim Jong Il (1941 – 2011): É o filho de Kim Il Jung. Nos livros de história do país consta que ele nasceu no topo de uma montanha sagrada (ele nasceu na União Soviética, na verdade), e o seu nascimento provocou a mudança instantânea do inverno para a primavera (continuou no inverno, na verdade). Ele é considerado um Deus lá, mas um terço do Deus que é o pai dele. Os turistas devem referir-se a ele como “General Kim Jong II”.
- Kim Jong Un (líder atual): É o atual líder supremo do país. Assumiu antes do esperado com a morte surpresa de Kim Jong II (diferente dele, que treinou por décadas para ser o líder supremo), e enquanto a máquina publicitária do estado se empenha em mostrar as conquistas lendárias de seus dois últimos líderes, ninguém sabe ao certo quais são as conquistas lendárias do Kim Jong Un. Parte do problema está no fato de que a população nunca ouviu muito a respeito dele. Ele tinha dois irmãos mais velhos, um foi “capturado” por ser “muito feminino” e o outro fugiu do país e foi pego na Disneylândia com um passaporte da República Dominicana. A sensação é de que a população norte-coreana não liga muito pro Kim Jong Un. Isso não impede que os turistas tenham que se referir a ele como “Marechal Kim John Un”.
Ore pelo líder atual da Coreia do Norte (I Timóteo 2:1-2).
Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.